Blog

Andar de montanha-russa pode ajudar na eliminação de cálculos renais

De acordo com os autores de um novo estudo publicado noJournal of the American Osteopathic Association , andar de montanha-russa de intensidade moderada pode facilitar a eliminação de pequenos cálculos renais.

O estudo foi iniciado quando diversos pacientes informaram a eliminação de cálculos renais depois de andar na montanha russa Big Thunder Mountain Railroad no Walt Disney World, em Orlando. Em um caso, um paciente informou ter eliminado um cálculo renal após cada um dos três passeios de montanha russa.

Ao realizar o estudo, a equipe, liderada pelo Dr. David D. Wartinger, professor de urologia daFaculdade de Medicina Osteopática da Universidade Estadual de Michigan (Michigan State University College of Osteopathic Medicine), usou uma impressão em 3D para criar um modelo anatômico de silicone transparente do rim daquele paciente, contendo urina e três cálculos renais de diferentes tamanhos. Independentemente do volume e da localização do cálculo renal, os achados mostraram que sentar na parte posterior do carrinho na montanha-russa resultou em uma frequência de eliminação de 63,89%. Andar de montanha-russa no banco da frente resultou em uma frequência de eliminação de 16,67%.

Dr. Wartinger disse que: “Andar em uma montanha-russa depois de tratamentos como litotripsia e antes de gestações programadas pode prevenir o aumento no volume do cálculo e complicações como obstrução ureteral.”

O objetivo do estudo inicial foi validar a eficácia do modelo renal em 3D.

Fonte: univadis

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website