Blog

Diabetes está ligado a um aumento de sete vezes no risco de morte súbita cardíaca

Uma pesquisa dinamarquesa sugere que crianças e adultos jovens com diabetes podem ter uma probabilidade sete vezes maior de morrer por morte súbita cardíaca em comparação aos seus colegas não diabéticos.

O estudo, apresentado nas Seções científicas da American Heart Association na semana passada, incluiu todas as pessoas da Dinamarca com idades entre 1 e 35 anos em 2000-09 e idades entre 36 e 49 em 2007-09. Dentre 14.294 mortes ocorridas durante um período de estudo de dez anos, 5% tinha diabetes. Pessoas com diabetes tinham uma taxa de mortalidade de 235/100.000 pessoas-anos em comparação a 51 em pessoas sem diabetes. A principal causa de morte em pessoas com diabetes foram doenças cardíacas (34%), com uma taxa de mortalidade de oito em pessoas com e sem diabetes. Em pessoas com diabetes, 17% sofreram morte súbita cardíaca. A taxa de mortalidade em pessoas com e sem diabetes foi sete.

“Nosso estudo mostrou a importância do monitoramento contínuo do risco cardiovascular em crianças e adultos jovens com diabetes”, disse o autor principal, Jesper Svane, da Universidade de Copenhagen. “Profissionais de saúde precisam estar cientes de que até mesmo pacientes jovens com diabetes apresentam risco elevado de mortalidade, e isso é explicado principalmente pelo risco aumentado de morte súbita cardíaca.”

Fonte: UNIVADIS

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website