Blog

Número de mortes por sarampo é inferior a 100 mil pela primeira vez

Pela primeira vez o número de mortes anuais em todo o mundo pelo sarampo ficou abaixo da marca dos 100 mil, em 2016, embora a vacinação esteja estagnada, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o relatório anual sobre a doença, feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 90 mil pessoas morreram pelo sarampo em 2016.

“É a primeira vez que o número anual de mortes provocadas pelo sarampo fica abaixo de 100.000”, assinalou a OMS em comunicado conjunto com outras agências de saúde, entre elas a aliança de vacinas Gavi, o Centro americano para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Desde o ano 2000, as mortes por sarampo caíram 84%, segundo o comunicado.

A distribuição de 5,5 bilhões de doses de vacinas desde o início do século foi fundamental para reduzir a quantidade, mas a OMS considera que as campanhas de vacinação devem se intensificar ainda mais.

“A aplicação da primeira dose de vacinas necessárias está estagnada em cerca de 85% desde 2009, distante dos 95% necessários para deter a infecção. E a cobertura da segunda dose, apesar de uma recente alta, era apenas de 64% em 2016”, lamentaram os autores do estudo.

Fonte: UNIVAIS

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website